05/02/2016

Cardoso, Marcelo - Brasil

O Violão Instrumental de Marcelo Cardoso





Um estilo leve e amplo à improvisação permeia este CD de Marcelo Cardoso, guitarrista brasileiro ainda pouco conhecido na Europa, mas com grande técnica e interpretação.
O termo "Ponteio", que dá o título ao CD, é usado principalmente pelos músicos da "Viola Caipira", um instrumento muito especial amplamente utilizado na cultura regional brasileira, mas também já está presente em alguns conservatórios como nos cursos no Brasil. Ela possui dez cordas de aço, e tem 32 maneiras diferentes de afinação.
O termo "Ponteio" deriva das expressões "pontear as cordas", "pontear com dedos", isto é, tocar com a ponta dos dedos.
Não é só a referência a um instrumento típico, mas também na inscrição no interior da capa - "Este CD é dedicado ao meu pai e à minha mãe" - revelam um link doce para as origens que Marcelo Cardoso manifesta através de uma interpretação moderna, da tradição e uma expressão cheia de naturalidade, dos contrastes e 'a rica cultura brasileira’.
As dez músicas do disco, assinado, entre outros, por autores famosos, como Edu Lobo, Tom Jobim, Baden Powell, Garoto, Vinicius de Moraes, e as referências estilísticas inevitáveis ​​para a tradição Sul-Americana, além de agradável, muito próximo do estilo flamenco.
Marcelo Cardoso desvia do campo da originalidade da harmônica, porém previsível, sem privar os sujeitos de sua conotação simples, comunicativa e direta.

Inspiração, melodia, harmonia e improvisação parecem unir-se em algo tão inseparável, criando o cenário ideal a partir do qual faz surgir, às vezes imediatamente e às vezes de forma inesperada, os temas brilhantes, pungentes dessas belas melodias brasileiras, além de bem interpretado, foram organizadas pelo mesmo Marcelo Cardoso, para um, dois, três e quatro violões.
Apesar da inevitável mistura sofisticada, este trabalho mantém um registro "ao vivo", certamente livre do molde do intelectualismo europeu e que, embora baseado em uma base técnica absolutamente impecável, ele prefere a espontaneidade e o frescor da interpretação livre.
Interpretações, particularmente intensa da bela "Molambo" de Jaime Florence e Augusto Mesquita, o "Samba do Avião", de Tom Jobim e "Modinha", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, cujo tema, cheio de saudades, conclui a seqüência das dez belas músicas gravadas por Marcelo Cardoso.

Entusiasmo e habilidade em abundância não faltam neste belo CD de Marcelo Cardoso, que lindamente complementa e melhora a música, criatividade e sentimentos.



Alguns vídeos - Música autoral ©Marcelo Cardoso Produções Musicais 
Músicas: Sea, San Martin e Palenque
By Marcelo Cardoso - Guitar - Brasil





Um comentário:

António Jesus Batalha disse...


Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
António Batalha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...